Inclua algo novo e significativo ao seu dia a dia

Para crescer na carreira e na vida pessoal é preciso ter a mente aberta, ler muito, ter diversos interesses, buscar novas oportunidades e desafios. É fundamental ampliar os horizontes, as possibilidades e buscar soluções não convencionais para os problemas, que muitas vezes podem ser encontradas em outras culturas, parcerias ou situações, até então, tidas como inimagináveis.

Acrescentar uma nova habilidade ao dia-a-dia promoverá um avanço significativo em seu potencial como um todo, sobretudo no lado profissional. O fato de se desafiar a sair da zona de conforto irá prepará-lo para liderar a organização na qual você trabalha ou gerenciar seu negócio próprio.

Você já pensou, por exemplo, em aprender um novo idioma, a costurar, a fazer comida japonesa ou uma boa massa italiana? A aprender a dançar, a meditar, a praticar uma nova modalidade esportiva, a fotografar, pintar ou a tocar um instrumento musical? São inúmeras as possibilidades, escolha a que julgue mais difícil aprender, mas que você gostaria de fazer. Podem ser coisas mais simples como ler um livro por mês, manter o jardim em dia, se relacionar mais com a família e animais de estimação.

O importante é começar e manter o desafio em dia até concluí-lo. Se tiver dificuldades em mantê-lo, uma dica que para muitos funciona é contar para um amigo ou para uma pessoa próxima sobre esta nova meta. Isso gera uma sensação de comprometimento não somente consigo, mas, também um sentimento motivador e de compromisso com o outro, pois, se desistir no meio do caminho, poderá ter sua imagem atrelada a de uma pessoa sem persistência, fraca ou coisa parecida.

Além disso, algumas dicas podem lhe ajudar a dar os primeiros passos:

1 – Prepare uma lista do que deseja fazer nos próximos cinco anos.

2 – Escreva em detalhes, não deixe nada de fora.

3 – Pontue as primeiras ações que julgue importante para começar.

4 – Delimite prazos para alcançá-las e em como fazer para chegar la.

5 – Pense e pontue com frases afirmativas. Quando você diz, por exemplo, que é muito gordo para emagrecer, sair do sedentarismo, praticar esportes ou até mesmo começar uma caminhada de 15 minutos por dia, você esta afirmando que não tem capacidade para crescer, abraçar novos desafios ou até mesmo aprimorar seu lado profissional, já que este é rodeado de novos desafios.

6 – Planeje o tempo. Delimite um tempo específico para cuidar dessa meta. Tenha em mente: se você não consegue separar tempo para você, dificilmente terá condições de exercer uma função que exige mais responsabilidades, concorda?

Demonstre sempre o espírito de busca, vontade e capacidade de crescer, seja na vida pessoal e profissional. A qualidade de vida física, mental, emocional e espiritual deve ser prioridade.

Boa semana a todos!

Pauline Machado é Personal, Executive e Business Coach pela SBCoaching, MBA Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e certificada pelo SebraeRJ no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU), jornalista e diretora da Legado Coaching.