O valor dos treinamentos corporativos

Iniciar um negócio próprio hoje em dia já não é tão difícil quanto era há alguns anos, haja vista as diversas formas de incentivo disponibilizadas pelo governo que impulsionam cada vez mais os números do empreendedorismo no Brasil. No entanto, muitas vezes por falta de capital, conhecimento e até mesmo de interesse, as pequenas e médias empresas ainda insistem em cometer um dos seus maiores erros – o de não investir na qualificação da sua equipe.

Como no início das operações geralmente não há muitos recursos financeiros disponíveis para investimentos, a tendência é que a qualificação dos profissionais siga sempre em segundo plano, na aposta de que as orientações dadas pelo próprio dono do negócio sejam suficientes para a realização do atendimento ou o fechamento da venda.

No entanto, há muitas peculiaridades a serem consideradas quando o assunto são tanto as diversas técnicas de vendas, quanto as habilidades que contemplam a prestação de um atendimento com qualidade, sobretudo pelos múltiplos canais de relacionamento presentes no mercado atual.

Neste cenário, um profissional mal instruído sobre as funcionalidades do produto e/ou serviço que vende, sobre o público alvo e especificidades dos canais de relacionamento, entre outros aspectos, certamente não conseguirá concretizar a venda, e pior: dificilmente terá outra oportunidade para conquistar aquele cliente, com o risco ainda de prejudicar a imagem da sua marca perante o mercado.

Quer ver um exemplo? Qual é a sua atitude ao ligar para uma empresa e se deparar com um profissional do outro lado da linha que não fala claramente o nome da empresa, não te atende com cordialidade ou nem se quer deseja bom dia ou boa tarde – sem falar que, em alguns casos, não sabe nem dar informação correta? Em outra ocasião, você voltaria a contatar essa empresa? A recomendaria para seu círculo de amigos e familiares? Vale ressaltar que hoje em dia os comentários sobre essas experiências negativas são rapidamente compartilhados nas redes sociais, o que complica ainda mais a credibilidade e imagem das empresas.

Agora reflita: e se essa situação acontecesse na sua empresa? Certamente não seria muito favorável ao sucesso dos negócios. Então, antes de correr o risco e permitir que esse tipo de problema se instale, o ideal é tomar medidas preventivas.

Acontece que a maioria das pequenas e médias empresas não tem setores específicos de atendimento e pós-venda, sendo tais tarefas absorvidas pelos vendedores, e este é um dos fatores determinantes para o insucesso de um negócio. Lembre-se: o foco do vendedor é realizar a venda e não acumular funções, – muito embora, todo vendedor deva ter boas noções sobre atendimento e pós-venda.

No entanto, se você não tem verba suficiente para investir em todos os profissionais da empresa, comece pela área de maior impacto junto ao consumidor final – seu time de vendas.

A partir de então, elenque os seus principais objetivos a serem alcançados com a aplicação do treinamento. Na sequência, avalie suas disponibilidades e necessidades, tais como:

• Quanto disponho financeiramente para investir na minha equipe?;

• Que tipo de treinamento preciso: motivacional, técnico, conhecimento, habilidades, etc…?;

• Com que frequência deve ser aplicado: no início do ano, ao final do semestre, a cada três meses, pontualmente sempre que identificar queda no desempenho, ou durante a Convenção de Vendas, por exemplo?.

Apostar nos seus funcionários, além de mantê-los aptos a atender qualquer tipo de cliente e saber contornar situações adversas com muito mais segurança e habilidade, sua equipe se tornará muito mais motivada, comprometida, assertiva e engajada com os objetivos da sua empresa. O reflexo disso? Melhores resultados em todos os aspectos, tanto no ambiente de trabalho, quanto no atendimento ao cliente, quanto no aumento das vendas e do faturamento.

Por isso, compreender a importância dos funcionários é uma etapa crucial para o bom desempenho de todos os empreendimentos, independentemente do porte ou segmento de atuação. Se você investir nos seus colaboradores, seu retorno financeiro será maior do que o aplicado na contratação de profissionais especializados para aplicação dos treinamentos.

Já estamos no último trimestre do ano e a alta demanda característica do final de ano está cada vez mais próxima. Certamente as empresas que sairão na frente, serão aquelas que desde já investem na capacitação da sua equipe.

E, você, o que está esperando? Invista em novos conhecimentos, torne sua empresa mais competitiva e bons negócios!

Por Pauline Machado,  jornalista, editora do  Portal Liderança e Negócios. É diretora da Legado Consultoria e Comunicação, MBA Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e certificada pelo SebraeRJ no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU).